26 Setembro, 2013

Teste do Progresso: Avaliar e Avançar. Eu Participo!

A Faculdade de Medicina da UFC (Fortaleza, Barbalha e Sobral), e outras escolas do Nordeste (UECE, UNICHRISTUS, UNIFOR, FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE) constituíram um Núcleo de Escolas  Médicas do Nordeste com o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) para a realização do Teste do Progresso.
Teste do Progresso (TP) será aplicado a todos os estudantes dos Cursos de Medicina e, assim, com os resultados globais dos semestres, poderemos avaliar a progressão do conhecimento do conjunto dos alunos ao longo do Curso. Cada aluno, ao receber seu resultado individual, poderá identificar suas potencialidades e fragilidades, frente aos seus pares.  O TP vem sendo utilizado por muitas escolas médicas no mundo inteiro como um método de avaliação do Curso, com o propósito de melhorar o ensino oferecido a seus alunos.
No dia 9 de outubro de 2013, o Núcleo promoverá a aplicação do TP simultaneamente em todas as instituições participantes e, assim, todos os estudantes do 1° ao 12° semestre (I-4) do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará estão convocados para os respectivos locais amplamente divulgados.

Será uma grande oportunidade para o aluno!

Avaliar e Avançar. Eu Participo!
A FAMED, componente do Núcleo de Escolas Médicas do Nordeste da ABEM lança a Campanha de adesão ao Teste do Progresso com o lema “Avaliar e Avançar. Eu Participo!”. A ação tem como objetivo aumentar a adesão dos alunos ao processo de avaliação -Teste do Progresso e sensibilizar o corpo docente para o processo de esclarecimento aos seus alunos.
Na organização e aplicação do teste, estão o Diretor da Faculdade de Medicina, Prof. José Luciano Bezerra Moreira, a Vice-Diretora da Faculdade de Medicina, Prof.ª Valéria Goes Ferreira Pinheiro, a Coordenadora àsa Regional Nordeste da ABEM, Prof.ª Maria Goretti Frota Ribeiro.

Conheça o Teste Progresso

Histórico: Aplicação em outras Escolas Médicas
Essa ferramenta foi introduzida nos Cursos de Medicina na década de 1970 pela Kansas City Medical School da Universidade de Missouri (USA) e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht (Holanda). Desde então, várias outras Escolas de Medicina passaram a utilizar esse método de avaliação de forma isolada ou em associação colaborativa, quando o mesmo teste é aplicado  às escolas parceiras, ao mesmo tempo. As melhores faculdades de medicina do Brasil já realizam o Teste do Progresso há alguns anos. A FAMED/ UFC e o núcleo de Escolas  Médicas do Nordeste com o apoio da ABEM, adotaram a avaliação do ensino através do TP.a partir deste ano.

A importância da parceria da FAMED com o Núcleo de Escolas Médicas do Nordeste
A elaboração conjunta da prova por professores de todas as instituições parceiras tem contribuído para a elaboração de questões com alta qualidade, além de associar benefícios econômicos com vantagens educacionais globais.

A proposta de avaliação do Teste do Progresso
O TP não tem caráter de seleção ou aprovação. Essa ferramenta é uma forma de avaliação institucional, constituído por um teste longitudinal que avalia se o ganho de conhecimento por parte dos estudantes está sendo contínuo e progressivo. A análise dos dados globais por semestre e específicos das áreas clínica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, saúde comunitária e ciências básicas envolvendo aspectos éticos, oferece um diagnóstico rico e detalhado sobre a aprendizagem dos estudantes. O TP é elaborado no formato de questões de múltipla escolha abordando competências e habilidades esperadas para a formação do médico generalista.

Periodicidade do Teste
O teste será aplicado anualmente para todos os alunos.

Os critérios usados neste processo avaliativo
O objetivo é que o estudante ao final do curso atinja o domínio total do conhecimento e responda corretamente a maioria das questões (escores de 80% de acertos são considerados bastante adequados). Os alunos do diferentes semestres deverão ter desempenho compatível a sua posição dentro do desenvolvimento do currículo.

Aplicação da prova
O Teste do Progresso será composto por 120 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas com um tempo de 4 horas para a resolução. As questões ou situações problemas foram construídas no contexto da vivência prática e visando problemas que exigem aplicação de princípios ou soluções que requeiram processo mental complexo (raciocínio, reflexão e julgamento), evitando simples memorização da informação.

Os benefícios para o estudante
Situa o estudante individualmente no processo evolutivo de ensino-aprendizado;
Amplia seu conhecimento cognitivo;
Permite o feedback  ao aluno durante o curso, de forma a preencher as lacunas durante o processo formativo, além de possibilitar a revisão de todos os tópicos, mesmo aqueles aprendidos no passado;
O estudante é incentivado a adotar um estilo de aprendizado longitudinal auto-dirigido e a entender que até o final de sua formação os conceitos obtidos deverão estar consolidados para o bom exercício da profissão;
Ao participar, o aluno colabora para um ensino médico de alto padrão;

Os benefícios para as instituições
O Teste Progresso permite à instituição diagnosticar suas deficiências ao longo da estrutura curricular;
Orienta e ajusta estratégias de aprendizado, avaliações específicas de disciplinas, dificuldades pedagógicas e curriculares.

DÚVIDAS?
Procure a Vice Direção da Faculdade – Contato:3366-8001
Coordenação do Curso  – Contato: 3366-8004

Convidamos  todos os alunos e professores a participar dessa importante iniciativa.

Fonte:  Divisão de Imprensa e Marketing- DIM/ FAMED/Direção da Faculdade de Medicina e Coordenação do Curso de Medicina da UFC/  Artigo Dra. Cláudia M. L. Maffei e Angélica Maria B. Zeferino

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...