Série Acadêmica

O novo desenho do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina foi uma tarefa coletiva buscada incessantemente em face da necessidade premente de formar profissionais competentes e comprometidos com uma realidade social que, em pleno século XXI, ainda padece de endemias crônicas.

Os seminários, as reuniões, as conversas envolvendo alunos, professores e as direções acadêmicas levaram em consideração dois eixos fundamentais: a formação especifica, numa perspectiva multidisciplinar e uma base humanista capaz de resgatar as condições sócio-culturais que atribuem sentido e significado ao exercício deste profissional.

O projeto do curso de medicina ora apresentado está igualmente sintonizado com a modernidade técnica-cientifíca e passa a constituir um marco do ensino médico na UFC. Expressa esforço, capacidade de articulação, seriedade e flexibilização visando formar um profissional que atenda os desafios da realidade contemporânea.

A criatividade, a ética e o compromisso são princípios fundantes que permeiam o processo de transmissão e a elaboração do conhecimento que caracterizam a tarefa do educador-médico, voltado para a complexa relação de saúde e doença.

A postura de ousadia com responsabilidade que fecundou durante quase cinco anos esta proposta exigirá um processo permanente de acompanhamento e avaliação, contando com a participação dos vários atores para, assim, garantir o seu aprimoramento, guardando sintonia com uma história que é tecida cotidianamente.

 

ELZA MARIA FRANCO BRAGA
Pró-Reitora de Graduação