Colegiado: Constituído pelo Coordenador e Vice-Coordenador geral do curso que presidem as reuniões ordinárias e extraordinárias; coordenadores de módulos; do núcleo de pesquisa e extensão, do núcleo de apoio psicopedagógico, núcleo de apoio ao docente; coordenação do internato; coordenador do núcleo apoio aos assuntos estudantis e duas representações estudantis. As atividades obrigatórias são realizadas todas as primeiras terças-feiras de cada mês ou quando convocada, extraordinariamente, pela coordenação. É secretariado pela Secretaria Executiva que elabora as atas. É órgão normativo e deliberativo do curso de Medicina do Cariri, pautado no Regimento Interno e Estatuto da Universidade, bem como nas normas legais vigentes;
Coordenação Geral: Constituída pelo Coordenador e Vice-Coordenador do curso de Medicina do Cariri, cujas atribuições estão relacionadas ao gerenciamento da parte pedagógica, administrativa e patrimonial, responsáveis pela ordem e gestão acadêmicas na instituição, devendo representá-la em todos os eventos de natureza acadêmica, administrativa e da esfera do direito. Assinam toda e qualquer documentação de ordem administrativa, bem como emanam portarias para a gestão plena do curso, sempre orientada pelo Regimento Interno e Estatuto da UFC e das normas legais em vigor;
Secretaria da Coordenação: Constituída pelo(a) secretário(a) e seu(s) subordinado(s). Cargo cuja função é coordenar as atividades pedagógicas da graduação, mantendo em dia planos de ensinos, freqüência discente, avaliações e outros documentos de interesse pedagógico. Executa, ainda, as atividades determinadas no manual de regimento administrativo da UFC. Secretaria os Núcleos de Apoio Estudantil, da Pesquisa e extensão e de apoio Psicopedagógico;
Secretaria Executiva: Constituída pelo(a) secretário(a) e seu(s) subordinado(s). Responsável pelo recebimento de documentos de natureza diversa, bem como emissão dos mesmos, devidamente assinados pelo Coordenador ou vice-coordenador. Distribui a documentação recebida para os seus devidos setores. Agenda as atividades da Coordenação. Secretaria as reuniões do colegiado, mantendo a ata em dia e devidamente assinada. Possui toda documentação docente sob sua guarda. Responsável pela integridade do patrimônio do curso. Secretaria simultaneamente, o Núcleo de Apoio Docente e o Departamento Médico-odontológico. Executa, ainda, as atividades determinadas no manual de regimento administrativo da UFC;
Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão (NAPE): Constituída por dois docentes, eleita juntamente com a Coordenação e Vice-Coordenação Geral. Responsável pelo escrutínio dos projetos de Pesquisa e Extensão, apresentando-os ao Colegiado através de Parecer Consubstanciado. Verifica o andamento e o cumprimento dos prazos dos Projetos em curso. Sugere ao Pleno do Colegiado a possibilidade de extinção de projetos que não atendam as normas legais vigentes através de Parecer Consubstanciado. Mantém toda documentação legal relativa aos projetos em cursos;
Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP): Constituída por dois docentes, eleita juntamente com a Coordenação e Vice-Coordenação Geral. Responsável pelo apoio psicopedagógico aos discentes que dele necessitem. Coordena os grupos de estudo de melhoramento das atividades pedagógicas (avaliação, tutoriais, etc.), bem como o arquivo de toda documentação relacionada às atividades supramencionadas. Recebe apoio da Secretaria da Coordenação;
Núcleo de Apoio a Assuntos Estudantis (NAE): Constituída por dois docentes, eleita juntamente com a Coordenação e Vice-Coordenação Geral. Responsável pela manutenção ordeira das atividades pedagógicas do curso e sua devida documentação:
Funcionamento dos módulos (registro de atividades, chamadas, avaliações no módulo, cumprimento do cronograma);
-Avaliação dos módulos;
-Apresentando mensalmente ao colegiado relatório do corrimento das atividades supramencionadas;
-Manutenção da página na WEB com devidos ajustes necessários ao perfeito andamento das necessidades acadêmicas via internet. Sugere, através de Parecer Consubstanciado, ao Colegiado, medidas corretivas ao mau funcionamento dos módulos; bem como penalidades administrativas previstas em lei, no Regimento Interno e no Estatuto da UFC, aos responsáveis pelas incorreções detectadas. Recebe apoio da Secretaria da Coordenação.
Coordenação do Internato: Constituída por dois docentes, eleita juntamente com a Coordenação e Vice-Coordenação Geral. Responsável pela manutenção das atividades administrativas e pedagógicas relacionadas ao Internato:
-Cirurgia;
-Clínica Médica;
-Tocoginecologia;
-Pediatria;
-Atenção Básica à Saúde; bem como as atividades do ambulatório.
Possui secretaria própria para as demandas administrativas.
Núcleo de Apoio aos Docentes (NAD): Constituída por um professor efetivo, eleito juntamente com a Coordenação e Vice-Coordenação, secretariado pela Secretaria Executiva, cujas funções são de manter os cadastros docentes atualizados, elaborar o calendário de férias dos docentes, bem como apura as irregularidades executadas por docentes nas atividades pedagógicas, na Pesquisa e Extensão, encaminhando à Coordenação Geral para as medidas necessárias. Responsável pelo estímulo à Capacitação Docente e pela organização do DMO.
Departamento Médico-Odontológico: Constituído por três membros nomeados pelos órgãos superiores da Universidade, cuja finalidade está prevista em lei.